terça-feira, 7 de abril de 2009

Ver para crer!

Estávamos procurando no Youtube algum vídeo que mostrasse, passo a passo a reciclagem de óleo de cozinha. Eis que surge uma reportagem do Jornal da Gazeta, em que a ONG Triângulo, uma das pioneiras nesse tipo de reciclagem, ensina a tratar o resíduo.

Antes de continuar lendo esse post, vale a pena dar uma olhada no vídeo, para entender do que estamos falando. São apenas três minutos, é bem rápido.
Clique aqui para assistir.

Esse vídeo é um pouquinho maior, mas também recomendamos que
assista.

Agora, sim. A reciclagem de óleo de cozinha é uma alternativa ambiental e economicamente viável para destinar um resíduo que, ao ser descartado no esgoto comum, é despejado em rios e cria uma camada que não permite a passagem de oxigênio. Um litro de óleo é capaz de poluir – ou seja, tornar impróprio para consumo – um milhão de litros de água. Isso sem falar que atrapalha o processo de filtragem e limpeza da água, nas estações de tratamento.


Está sensibilizado, mas não sabe o que fazer? Espere o óleo esfriar e armazene-o em garrafas PET, aquelas de refrigerante. No ano passado, a rede de supermercados Pão de Açúcar, em parceria com a Unilever, incluiu o óleo de cozinha no programa “Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever”.

Ao invés de se transformar em óleo de cozinha, o material é encaminhado para usinas de biodiesel, um combustível limpo. Para conferir a lista de lojas,
acesse o site da empresa.

Vá juntando o óleo de sua casa, que voltamos já!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente conteúdo do Blog.Adorei o link que me levou até a Maria Lídia.(sou fã dela)
    Psiu:
    Já tem notícia sobre uma iniciativa gaúcha muito interesssante no Blog
    http://gastronomiasocial.zip.net
    Espero todos vocês lá
    Um beijo da Shirley

    ResponderExcluir